A “I Gincana História e Memória do Bairro da Terra Firme” é uma gincana cultural em que o projeto Ponto de Memória da Terra Firme em parceria com o Museu Goeldi buscará levantar a história e memória do Bairro. Tem como objetivo divulgar o projeto para a juventude do Bairro. O Ponto de Memória da Terra Firme parte do Programa Ponto de Memória do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM em Parceria ao Programa Nacional de Segurança Cidadã – PRONASCI. Segundo o Ibram:
Pontos de Memória: Pautado na gestão participativa e no protagonismo comunitário, o Programa apóia o empoderamento social daqueles grupos que ainda não tiveram a oportunidade de contar suas histórias e memórias através dos museus, incentivando a apropriação destes equipamentos pelas comunidades, de forma que se sintam representadas e valorizem a identidade local. É resultado de parceria do Ibram com o Programa Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci, do Ministério da Justiça e com a Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI. Além da cidade de Belém – PA, o Programa vem apoiando ações de memória nas cidades de Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Maceió – AL, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro, Salvador – BA, São Paulo – SP.
O Ponto de Memória é uma oportunidade de chamar a atenção para o bairro no que diz respeito a memória, história e cultura não ficando em torno da problemáticas da violência. Um Ponto de Memória é incentivo para que a memória de um lugar, de um povo, de uma comunidade não fique apenas na memória. Incentivo para que esta memória se transforme em história. Esse é o objetivo do Bairro da Terra Firme, que a memória desse bairro se estenda por longos anos e que a comunidade se aproprie da sua memória fazendo dela um instrumento de valorização da sua identidade, ou seja, a valorização do Eu.
O Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme tem a parceria com o projeto “O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade” de responsabilidade do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG. O objetivo principal do projeto é valorizar as práticas comunitárias que estimulem o desenvolvimento pessoal e de coesão social, em prol de melhorias em suas condições de vida e o reconhecimento de sua identidade. Favorecendo assim o envolvimento do Museu Goeldi no projeto Pontos de Memória.
A Gincana está constituída de cinco etapas, onde cada etapa tem uma pontuação específica que será somada ao término de cada tarefa, tendo cada equipe no final do dia, sua pontuação total. As etapas serão: musical, teatral, apresentação de fotografia antigas e que retratem o cotidiano do bairro, apresentação de vídeo contendo uma entrevista com alguma personalidade do bairro e a produção de uma arte que possa servir como logomarca do Projeto Ponto de Memória da Terra Firme. .
O Bairro da Terra Firme almeja que este ponto um dia se transforme em um Museu. Museu este que registrará e divulgará toda uma história construída ao longo desses anos. Portanto, a I Gincana História e Memória do Bairro da Terra Firme irá contribuir para a pesquisa em torno da memória e da história do bairro e ainda envolver o jovem da Terra Firme com a preocupação de conhecer a história do lugar em que vivem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário