Em Belém o Bairro da Terra Firme foi contemplado com este projeto. Um bairro marcado pela violência nas grandes cidades, mas um bairro marcado por lutas populares. O Ponto de Memória é uma oportunidade de chamar a atenção para o bairro no que diz respeito a cultura e história não ficando em torno da problemáticas da violência.
Eliete Santana (a famosa Nerci), vice-presidente do Conselho Gestor do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme aponta que orgulho de morar no bairro não é só seu, mas da maioria dos moradores. Para ela, o Ponto é uma oportunidade de explorar o que o bairro tem de melhor, pois afirma que o Bairro da Terra Firme é um bairro impar, um bairro de luta, coragem e união.
Um Ponto de Memória é incentivo para que a memória de um lugar, de um povo, de uma comunidade não fique apenas na memória. Incentivo para que esta memória se transforme em história. Esse é o objetivo do Bairro da Terra Firme em Belém- Pa, que a memória daquele bairro se extenda por longos anos e que a comunidade se aproprie da sua memória fazendo dela um instrumento de valorização da sua identidade, ou seja, a valorização do Eu.
O Bairro da Terra Firme almeja que este ponto um dia se transforme em um Museu Comunitário. Museu este que registrará e divulgará toda uma história construída ao longo desses anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário